Cultura
CUBISMO
Cubismo
é um movimento artístico
que surgiu no século XX, nas artes plásticas,
tendo como principais fundadores
Pablo Picasso e Georges Braque
Composição com violino -Pablo Picasso
Moça jogando cartas - Georges Braque
Braque no ateliér
e tendo se expandido para a literatura
e a poesia pela influência de escritores
como Guillaume Apollinaire,
John dos Passos e Vladimir Maiakovski.
No Brasil, Érico Veríssimo,
grande representante
O quadro "Les demoiselles d'Avignon",
de Picasso, 1907 é conhecido
como marco inicial do Cubismo.
Les demoiselles d'Avignon
Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.
O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Historicamente o Cubismo
originou-se na obra de Cézanne,
pois para ele a pintura deveria
tratar as formas da natureza
como se fossem cones, esferas e cilindros.
Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador.
Na verdade,
essa atitude de decompor os objetos
não tinha nenhum compromisso de fidelidade
com a aparência real das coisas.
O pintor cubista
tenta representar os objetos em três dimensões,
numa superfície plana, sob formas geométricas,
com o predomínio de linhas retas.
Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
Evolução do movimento
- Fase cezannista ou cezaniana - 1907 e 1909
- Fase analítica ou hermética - 1909 a 1912 caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.
- Cubismo Sintético - 1911 reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.
Desta última fase decorrem dois movimentos:
Orfismo foi um movimento efêmero da pintura
francesa
que brotou do cubismo
por volta de 1912
. A palavra orfismo, que já fora usada com relação aos simbolistas, foi aplicada ao movimento por Guillaume Apollinaire
; a referência a Orfeu
, o poeta-cantor da mitologia grega
, refletia o desejo dos artistas envolvidos de acrescentar um novo elemento de lirismo
e cor ao austero cubismo intelectual de Picasso
, Braque
e Gris
. Os pintores arrolados por Apollinaire, que formou o chamado grupo de Puteaux, como praticantes do orfismo eram Robert Delaunay
, Fernand Léger
, Francis Picabia
, Marcel Duchamp
e Frank Kupka
. Os orfistas faziam da cor o principal meio de expressão artística, e Delaunay e Kupka incluíram-se entre os primeiros artistas a pintar obras totalmente não-figurativas, perseguindo uma suposta analogia entre a abstração pura e a música
. Embora efêmero, o orfismo exerceu forte influência sobre a pintura alemã (especialmente sobre Macke, Marc e Paul Klee
) e sobre o sincrômismo. Paul Klee
Paul Klee-Boneca
com destaque europeu
Principais características
- Geometrização das formas e volumes;
- Renúncia à perspectiva;
- O claro-escuro perde sua função;
- Representação do volume colorido sobre superfícies planas;
- Sensação de pintura escultórica;
- Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
- Cores fechadas.
Cubistas e artistas com obras cubistas
Juan Gris, 1914: Homem no café
Artes plásticas
- Paul Cézanne
- Pablo Picasso
- Georges Braque
- Juan Gris
- Kazimir Malevich
- Lyonel Feininger
- Fernand Léger
- Umberto Boccioni
- Robert Delaunay
- Diego Rivera
- Alexandra Nechita
- Tarsila do Amaral
- Vicente do Rego Monteiro
- Camile De Ravii
Literatura e poesia
Li
Fonte:
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