Cultura
MATÉRIA ESPECIAL: AS MULHERES NEGRAS ESTÃO FORA DO CINEMA
Uma pesquisa de uma renomada universidade do país revelou um triste cenário que, infelizmente, nós já suspeitávamos: Mulheres negras estão fora do cinema, atrás e, principalmente, na frente das câmeras. Confira na matéria completa.
Pesquisa revela que mulheres negras estão fora do cinema nacional
Apesar de ser maior parte da população, negras aparecem menos nos cinemas
As mulheres negras* não estão nas telas de cinema, nem atrás das câmeras. Pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) mostra que pretas e pardas não figuraram nos filmes nacionais de maior bilheteria. Apesar de ser a maior parte da população feminina do país (51,7%), as negras apareceram em menos de dois a cada dez longas metragens entre os anos de 2002 e 2012. Além disso, atrizes pretas e pardas representaram apenas 4,4% do elenco principal de filmes nacionais. Nesse período, nenhum dos mais de 218 filmes nacionais de maior bilheteria teve uma mulher negra na direção ou como roteirista.
Coordenada pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Uerj, um dos mais renomados centros de estudos de ciência política na América Latina, a pesquisa A Cara do Cinema Nacional sugere que as produções para as telonas não refletem a realidade do país, uma vez que 53% dos brasileiros se autodeclaram pretos ou pardos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O prejuízo, na avaliação das autoras do estudo, é a influência de determinados valores sobre a audiência.
Os Penetras
“Pelos dados, a população brasileira é diversa, mas essa diversidade não se transpõe para ambientes de poder e com maior visibilidade”, disse uma das autoras, a mestranda Marcia Rangel Candido. Ela acrescenta que, além da “total exclusão” nos cargos técnicos, a representação no elenco está limitada a estereótipos associadas à pobreza e à criminalidade.
— As mulheres brancas exercem vários tipos de emprego, são de várias classes sociais, a diversidade é maior.
A doutoranda Verônica Tofte, coautora da pesquisa, diz que a baixa representatividade de mulheres em postos mais altos do cinema - elas ocupam 14% dos cargos de direção e 26% dos postos de roteiristas entre os filmes mais vistos - além da invisibilidade das negras no elenco, são distorções da sociedade.
— A ausência de mulheres, principalmente as negras, nesses papéis gera baixa representação e reproduz uma visão irreal do Brasil.
De acordo com a pesquisa, nenhuma das diretoras ou das roteiristas entre os filmes pesquisados era negra.
Mato Sem Cachorro
Para chegar ao perfil racial, a pesquisa comparou imagens de 939 atores, 412 roteiristas e 226 diretores de filmes, excluindo documentários e filmes infantis. “Usamos um modelo de identificação em que o pesquisador é que define o grupo racial ao qual pertence o sujeito”, esclareceu Marcia. Na classificação, para a comparação, foi utilizada uma escala de fotos de oito indivíduos, do mais branco para o mais preto, estabelecida em trabalhos científicos anteriores.
A lista dos filmes mais vistos no período é da Agência Nacional do Cinema (Ancine), organização que, na avaliação do premiado cineasta negro Joel Zito Araújo, deveria ter um papel ativo na promoção da diversidade no audiovisual. Ao avaliar a pesquisa do Iesp, ele disse que a agência precisa atuar.
— Somente quem governa, que tem poder de criar políticas públicas, é que pode criar paradigmas para a nação e resolver essa profunda distorção.
Apesar de ter a função de fomentar e regular o setor, procurada, a Ancine informou que “não opina sobre conteúdo dos filmes, elenco ou qualquer coisa do tipo”.
Até Que a Sorte nos Separe
* Convencionou-se chamar negros a soma dos grupos populacionais preto e pardo, seguindo classificação do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Filmes nacionais com mais de 400 mil espectadores
Homens são de Marte e é Pra lá que eu Vou = Protagonista Mônica Martelli (branca)
SOS Mulheres ao Mar = Protagonista Giovana Antonelli (branca)
De Pernas pro Ar 2 = Protagonista Ingrid Guimarães (branca)
Meu Passado Me Condena = Coprotagonista Miá Mello (parda)
Faroeste Caboclo = Coprotagonista Isis Valverde (branca)
O Tempo e o Vento = Coprotagonista Marjorie Estiano (branca)
Mato Sem Cachorro = Protagonista Leandra Leal (branca)
Odeio o Dia dos Namorados = Protagonista Heloísa Perissé (branca)
Os Penetras = Atriz principal Mariana Ximenes (branca)
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