O Oratório de Páscoa (em alemão: Oster-Oratorium),
BWV 249, é um oratório de Johann Sebastian Bach ,
kommt, eilet und laufet (Venha, apresse-se e correr),
estreada em Leipzig em 1725.
História
A primeira versão da obra foi concluída como um cantata para o Domingo de Páscoa
em Leipzig em 01 de abril de 1725, então sob o título
kommt, gehet und eilet. [1] Foi nomeado "oratório" e recebeu o título de novo apenas em uma versão revista em 1735.
Em uma versão
mais recente na década de 1740
o terceiro movimento foi ampliado a partir
de um dueto com um coro de quatro partes. [1]
O trabalho é baseado em uma cantata secular, o chamado
"Cantata Pastor" Entfliehet, verschwindet, entweichet, ihr Sorgen , BWV 249A que agora está perdido, embora o libreto sobrevive.
Seu
autor é Picander
que também é provável
que o autor do texto do oratório.
O trabalho é aberta por dois movimentos instrumentais que são provavelmente tomadas a partir de um concerto do período de Köthen. Parece possível que o terceiro movimento é baseado na final do concerto da.
[1] Estrutura
O oratório - diferente do
Oratório de Natal - não tem narrador, mas quatro personagens atribuídas aos quatro partes de voz: Simão Pedro (tenor) e
João, o Apóstolo (baixo), aparecendo no primeiro dueto correndo para Jesus grave 'e encontrá-lo vazio, reunidos lá
Maria Madalena (alto) e "outra Maria", Maria Jacobe (soprano).
O coro estava presente apenas no movimento final até uma performance mais tarde na década de 1740 quando o dueto de abertura foi definido, em parte, para quatro vozes.
A música é festiva e marcou por três trompetes, tímpanos, dois oboés, oboé d'amore, fagote, dois gravadores, flauta transversal, violinos e baixo contínuo.
Não. |
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| Primeira Linha |
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1 | Sinfonia |
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2 | Adágio |
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3 | Aria Duetto | tenor, baixo | Kommt, eilet und laufet |
4 | Recitativo | soprano, contralto, tenor, baixo | O Kalter Männer Sinn |
5 | Ária | soprano | Seele, deine Spezereien |
6 | Recitativo | contralto, tenor, baixo | Hier ist die Gruft |
7 | Ária | tenor | Sanfte soll mein Todeskummer |
8 | Recitativo | soprano, alto | Indessen seufzen wir |
9 | Ária | contralto | Saget, Saget mir geschwinde |
10 | Recitativo | baixo | Wir sind erfreut |
11 | Coro | SATB | Preis und Dank |
Música
O oratório abre com dois movimentos contrastantes instrumentais, um Allegro Concerto Grosso da orquestra completa com seções de solo para violino e oboés, e uma melodia oboé sobre Adagio "Seufzer" motivos (suspiros) nas cordas.
O primeiro dueto dos discípulos foi criado para coro em uma versão posterior, a parte do meio continuar a ser um dueto. Muitas corridas ilustrar o movimento em direção ao túmulo.
Saget, Saget mir geschwinde, a ária de Maria Madalena, é baseada em palavras do
Cântico dos Cânticos , perguntando onde encontrar o amado, sem o qual ela é "ganz und verwaiset betrübt" (completamente órfão e desolado), situado no meio secção como Adagio, diferente do original. As palavras são próximos aos Parte Dois abertura da
Paixão de São Mateus . O movimento final em duas seções contrastantes lembra o
Sanctus composta para o Natal 1724 e mais tarde parte da
Missa em B menor . [1] Gravações
- Heinrich Schütz-Chor-Heilbronn , Pforzheim Orquestra de Câmara , Edith Selig , Claudia Hellmann , Helmut Krebs , Jakob Stampfli , maestro Fritz Werner , Erato 1964
- Süddeutscher Madrigalchor , Süddeutsches Kammerorchester , Teresa ?ylis Gara , Patricia Johnson , Theo Altmeyer , Dietrich Fischer-Dieskau , maestro Wolfgang Gönnenwein , HMV 1965
- Amsterdam Baroque Orchestra & Choir , Lisa Larsson , Elisabeth von Magnus , Gerd Türk , Klaus Mertens , maestro Ton Koopman , Erato , 1998
Ver também
- Lista de composições de Johann Sebastian Bach
Referências
- ^ um b c d Alfred Dürr . 1971. "Die Kantaten von Johann Sebastian Bach", Bärenreiter (em alemão)
Ligações externas
- Oratório de Páscoa : Partituras gratuitas no Internacional Music Score Library Project .
- Oratório de Páscoa BWV 249 de Bach-cantatas
- Texto em alemão e tradução Inglês Emmanuel Music, Boston
- As inscrições para o Oratório de Páscoa, BWV 249 no WorldCat
A cantata
é um gênero de música tipicamente vocal,
formada essencialmente por recitativos,
árias e intervenções corais.
Foi enormemente desenvolvido
durante o período Barroco e teve
nas mais de 200 cantatas de Johann Sebastian Bach
seu ápice criacional. A maior parte das cantatas
existentes é calcada em temáticas bíblicas.